Dicas para evitar spams

Com o início do ano os piratas cibernéticos preparam novas ameaças para usuários de e-mail em todo o planeta, entre elas spams, vírus e ataques de phishing e malwares. Confira algumas dicas que ajudam a evitar essas pragas virtuais.

1) Não abra

Sempre que possível não abra spams. Essas mensagens normalmente vêm acompanhadas de softwares que permitem que o seu criador saiba quantos e quais endereços receberam e abriram a mensagem. Um email suspeito quase sempre é um spam.

2) Não responda

A melhor forma de lidar com e-mails de endereços suspeitos ou desconhecidos é excluí-los ou deixar que um filtro antispam coloque-os em quarentena. Se responder a um spam, mesmo solicitando sua remoção da lista, você estará confirmando ao remetente que esse é um endereço válido e provavelmente sua caixa de correio será alvo de mais spams. Na dúvida sobre a legitimidade de uma mensagem solicitando informações, entre em contato com a empresa ou digite o URL da companhia no seu navegador.

3) Não clique

Se clicar em um link (mesmo em “unsubscribe”) da mensagem, poderá infectar seu computador com um spyware ou vírus. Exclua o email imediatamente. Caso a mensagem pareça ser do seu banco, operadora de cartão de crédito ou qualquer outra empresa solicitando a validação das suas informações, não o faça. Eles já possuem informações sobre sua conta, portanto não precisam de qualquer tipo de validação ou confirmação. Exclua a mensagem. Se estiver em dúvida, ligue diretamente para a empresa.

4) Não compre

Os spams existem porque são lucrativos. Não custa praticamente nada para o criador do spam enviar milhões de mensagens. Se uma das pessoas cair, ele já está no lucro. Nunca compre nada anunciado em spams e peça para os seus amigos e familiares fazerem o mesmo, por mais atraente que a oferta possa parecer.

5) Não use seu endereço de e-mail principal

Fornecer seu endereço principal em qualquer lugar na web é um grande risco e ótimo para os criadores de spam. Para transações on-line, use um segundo endereço.

6) Confiras as políticas de segurança

Cuidado ao fornecer informações em newsgroups, preencher formulários na web ou fornecer seu endereço eletrônico em sites. Confira as políticas de segurança do site para garantir que seu email não será compartilhado com outras empresas.

7) Verifique se o seu provedor possui proteção contra spams, vírus e spyware

Os spams normalmente contêm vírus, daí a importância da proteção antispam e antivírus . As mensagens de spam freqüentemente possuem links para sites com spywares ou malwares. Verifique junto ao seu provedor ou departamento de TI se há proteção contra esses tipos de ameaças. A proteção contra spams, vírus e malwares no gateway podem fazer toda a diferença.

8) Use seu bom senso

Se para você parece spam, provavelmente deve ser. Exclua.

Fonte: http://wnews.uol.com.br

http://kraudio.com.br/home/post/76-confira-dicas-para-evitar-spams.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s