8 dicas para estudar com qualidade

Bom, acreditos que a maioria tem a mesma dificuldade que eu, estudar sozinho. Ontem navegando atrás de sei lá do que, achei um artigo escrito pelo Daniel que é muito interessante, segue um trecho:

  • Defina seu objetivo: este é um dos passos mais importantes. É necessário definir qual é o seu objetivo, ou seja, aonde você quer chegar. Estudar para um concurso público, para uma certificação, para a faculdade, etc. Em um mundo onde as informações aparecem cada vez mais depressa é normal em alguns momentos querermos fazer tudo ao mesmo tempo. Porém esta não é uma boa idéia. No momento que não definimos objetivos, ou seja, não definimos aonde queremos chegar, corremos o risco de não chegar a lugar nenhum. Em outras palavras: Cuidado com o excesso de informação!
  • Trace um plano: é necessário definir um plano de estudos para que tudo não corra por água abaixo. De nada adianta ter um objetivo se você não tem a organização para atingi-lo. Determine o total de horas de estudo que serão necessárias e determine quantas horas por dia serão destinadas ao estudo. Aqui cabe uma recomendação importante: seja determinado, não deixe de estudar nenhum dia. Apenas adie os estudos se tiver um compromisso inadiável. Caso não estude durante um dia, tente compensar o período perdido em outro dia assim que possível, para que seu plano não fique prejudicado.
  • Prepare o terreno: defina o local que será utilizado. Procure usar um local que seja tranqüilo, de preferência sem o trânsito de pessoas. Pode ser usado o quarto, sala, cozinha ou qualquer outro local que você se sinta bem. Quem mora só leva certa vantagem. Quem mora com outras pessoas (pai, mãe, esposo ou esposa) deve buscar um local reservado e explicar que estará estudando durante determinado período para não ser interrompido. Nada de escutar música ou deixar a televisão ligada. Outros barulhos no ambiente podem somente atrapalhar nos estudos.
  • Separe o material: para evitar pausas desnecessárias deixe todo o material necessário separado e próximo a você antes de começar. Livros, apostilas, anotações, dicionários e cadernos e qualquer outro material que seja uma importante fonte de consulta. Caso seu material esteja digitalizado (armazenado no computador) procure organizar tudo através de pastas separadas por assuntos.
  • Cuidado com os ladrões de tempo: os grandes vilões dos estudos com certeza são os ladrões de tempo. Os ladrões mais conhecidos são a Internet, televisão, rádio e jogos. São vilões porque costumam tomar muito tempo de quem está estudando. Procure ter bom senso. Se estiver pesquisando sobre algum assunto na Internet, não ceda a tentação de dar uma olhada na sua caixa de entrada ou no seu site de notícias favorito. Aqui temos que ter muita determinação. Deixe para relaxar após os estudos.
  • Faça pausas: tocar direto os estudos não é uma boa. Estudar por duas horas seguidas ou mais pode trazer sérios problemas. Procure fazer pausas de pelo menos cinco minutos a cada hora pelo menos. Estas pausas são muito importantes. Com elas damos uma respirada e um descanso para nosso tão requisitado cérebro. Saia da frente do computador, tome uma água, converse com alguém, mas sem se distrair muito ou fazer uma pausa muito longa.
  • Faça grupos de estudo: se tiver amigos que estejam estudando para o mesmo objetivo procure fazer grupos de estudo. Vocês podem se reunir uma vez por semana, por exemplo, para troca de idéias e tira-dúvidas. Caso fique complicado reunir a turma toda crie um grupo de estudos por e-mail mesmo. Usem o grupo para troca de informações e material de estudos. Recomendo a utilização do bom e velho Google para criação de um grupo.
  • Celebre suas conquistas: sempre que conseguir atingir um determinado objetivo, como passar em uma prova na faculdade ou conseguir uma certificação, trate de celebrar! Conte a novidade para seus amigos próximos, colegas de trabalho, parentes e seu marido ou esposa. Tenho certeza que se a pessoa gosta realmente de você ficará muito feliz e irá lhe dar os parabéns. Isto é muito bom, pois o reconhecimento é sempre bem vindo além de ser uma tremenda massagem no “ego”. E, além disso, esta troca irá lhe dar muito mais gás e motivação para correr atrás de outros objetivos.

Artigo completo

http://kraudio.com.br/home/post/25-8-dicas-para-estudar-com-qualidade.html

2 comentários sobre “8 dicas para estudar com qualidade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s