Picnik: Nunca foi tão fácil editar suas fotos online

Há algum tempo atrás, falei de um editor de fotos online, o Phixr.com. Na ocasião, tinha gostado do serviço em questão, porém foi aquele gostar meio sem opção, o gostar por não ter surgido nada melhor. Eis que recentemente descobri um que alia tudo aquilo que gosto.

Um bom serviço pra mim, seja ele online ou offline, é aquele que consegue agregar um bom visual, uma grande funcionalidade e uma grande acessibilidade, tornando o uso simple, eficiente e prazeroso. O picnik consegue reunir tudo isso!

Você gosta de uma interface usando muito flash e ajax? Se gostar e tiver a necessidade esporádica de utilizar um editor de fotos quando está fora de casa, creio que você acaba de encontrar uma solução.

Escolhendo/Enviando a foto

Logo de cara, você poderá escolher se deseja trabalhar em uma foto do seu computador, ou de um website (sendo especialmente fácil caso estas sejam do Flickr ou Yahoo! Photos), webcam, ou testar o produto com uma das fotos disponíveis. Ao terminar de enviar a sua foto, ele te transfere para a aba de edição, onde a “diversão” começará.

Editando a sua foto

Caso você queira aproxima a visão, é bem simples, basta utilizar o interessante zoom. Depois de se ajustar, conheça as opções de edição disponíveis no serviço:

  • Auto-fix: Correção automática de alguns atributos
  • Rotate: Girar
  • Crop: Recortar determinado local
  • Resize: Redimensionar
  • Exposure: Controlar a iluminação
  • Colours: Controlar a coloração
  • Sharpen: Controlar a nitidez
  • Red-Eye: Remover os já não tão comuns, olhos vermelhos

Ao clicar em qualquer uma destas opções, o super-organizado menu automaticamente irá dar lugar ao local onde você poderá especificar os detalhes da função. Complicado? Uma imagem te explicará tudo. Veja na imagem abaixo o que acontece quando eu clico na opção rotate, compare com a imagem lá de cima.


Entendeu?

A partir daí, tudo é muito auto-explicativo, feito para o agrado do usuário leigo até o avançado que está longe de seu Photoshop. Uma outra ferramenta muito interessante, é o Cropping, feito de maneira rápida e muito interessante. Ao clicar nesta função, ele cria uma grade na imagem, para que você possa rapidamente selecionar aonde quer cortar.

Efeitos Criativos

Além da aba de edição, você pode adicionar os “Efeitos Criativos”, apesar que esse quesito ainda não está totalmente desenvolvido, ficando restrito a alguns “Efeitos Especiais”:
Black & White: Transformar a foto para Preto & Branco

Sepia: Converter a foto para tons Sepia (vide figura ao lado)

Boost: Aumentar a intensidade das cores

Matte: Destacar a foto com um efeito claro ao redor do objeto central

Vignette: Destacar a foto com um efeito escuro ao redor do objeto central

Soften: “Borrar” a foto

Salvando a sua foto

Se você tiver terminado de editar a sua foto, vá para a aba Save & Share, lá poderá enviar por email, salvar no computador, criar um slideshow no flickr, salvar no flickr, ou até mesmo mandar imprimir (não disponível na versão beta).

Conclusão

Levando em conta a sua situação (longe de casa, sem estar no seu pc com seu programa de edição predileto), o picnik com certeza será extremamente útil e conseguirá cumprir com louvor a sua proposta. Confesso que um ponto crucial que me agradou foi o visual (foi o que fez eu testar o produto), mas logo descobri que além disso, ele realmente é bem eficiente. Melhor do que ler como ele funciona, é ir lá e testar! Cliquem aqui.

Fonte: http://www.diogoazevedo.com/

Autor: Diogo Azevedo

Um comentário sobre “Picnik: Nunca foi tão fácil editar suas fotos online

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s