Carregue seu site rapidamente, ou seu concorrente o sugará!

Introdução

Quando um visitante chega a seu site, o mesmo decide em quantos segundos que ele ficará ou se vai. A primeira impressão é a chave do sucesso! .

Pré-Requisitos

Noções de desenvolvimento para interpretação, uma tijela com Profilteróles e se possível um suquinho de manga

Objetivo

Entender o motivo pelo qual seu site com conteúdo pode ou não ser visitado por novos usuários com maior frequência, e não apenas os “paraquedistas” (aqueles visitantes que te encontram pelo google, pousam em seu site, e nunca mais retornam)

Conteúdo
Quando um visitante chega a seu site, o mesmo decide em quantos segundos que ele ficará ou se vai. A primeira impressão é a chave do sucesso!

Uma página que carrega rapidamente te ajuda a dar uma boa primeira impressão e faz com que seus visitantes fiquem mais tempo navegando em seu site. Por sua vez, aumenta as possibilidade de que eles possam começar a “cultivar o conteúdo” de seu site, retornando inúmeras vezes, e quem sabe você poderá converte-los em possíveis clientes.

Se seu site não carrega rapidamente, qualquer oportunidade que tiver de apresentar o seu conteúdo não se sobressairá.

Tenha em conta que quando seus visitantes estão cientes de que sua conexão a Internet é lenta (Dial-up por exemplo, conexão por telefone) e que tem que ser paciente, esperar a hora de navegar na rede, não esperam muito tempo para poder ver seu site. Se seu site não é exibido nos primeiros 8 a 10 segundos, o mais provável é que eles cliquem no botão “voltar” do browser, e busquem outro site com conteúdo do gênero, que possam visualizar rapidamente, com isto você estará perdendo um visitante e seu concorrente ganhando um.

Este artigo é extremamente importante!, principalmente se o seu site estiver focado ao público brasileiro e/ou latino, onde são maiores os casos de conexão dial-up.

Alguns “conselhos simples ”.

Uma maneira de fazer com que seu site carregue rapidamente é utilizar CSS (Cascading Style Sheets) no layout de suas páginas. Se você utiliza CSS, não inclua no código em cada uma de suas páginas, faça um arquivo externo e “chame-o” em suas páginas que utilizem o mesmo estilo que você definiu. Isto é bom por questões de usabilidade, mas também ajuda em termos de otimização para robôs de busca (principalmente para o mais cobiçado, Google!)

Evite a utilizaçãode imagens em demasica na mesma página, e se assegure de que todas as páginas que utilizem, estejam otimizadas para web.

Lembre-se de que a utilização de vídeo e áudio também aumentam o tempo de carregamento de seu site. O mesmo vale para as animações em Flash.

Também é importante de que seu site seja fácil de navegar, pois afinal, de que vale um site com um layout lindo, que carregue rapidamente, sendo que o usuário não encontra o que necessariamente procura?

 

Considerações Finais

Para as considerações finais deixo-lhes uma pergunta simples e objetiva que serve para se refletir:
“De que adianta o seu site ter conteúdo, se o visitante não o encontra com facilidade?”

Autor: Maurivan Luiz Padilha- Colunista deUsabilidade do Portal MXSTUDIO
Fonte: http://www.mxstudio.com.br/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s