INSTALANDO O APACHE, PHP E O MYSQL no Pen Drive

Preparando o ambiente de desenvolvimento em PHP
Existem varias maneiras de se construir um ambiente para desenvolvimento dentre os quais os mais usados são:

  • O processo de Instalação e Configuração do Apache, PHP e MySQL.
  • O uso de uma ferramenta portável que não precisa de instalação que se chama WOS, ferramenta essa que será o foco deste post.

Se quiser ter instalado em sua máquina todo ambiente, que no Windows chamamos de (WAMP) acrônimo que significa (Windows – Apache – Mysql – PHP), são necessárias varias etapas de instalação e configuração que demandam um conhecimento mais aprofundado e um tempo que nos dias de hoje é desnecessário em minha opinião, partindo do principio que existem ferramentas para facilitar o trabalho e exatamente nisso que focaremos neste estudo. Agora se seu negócio é subir um servidor de internet em sua casa sugiro que estude Linux, pois até a Microsoft usa. Bem antes de explicar sobre o WOS vou lhe dar um norte se quiser instalar pacote por pacote no braço, se quiser tentar que a força esteja com você.

Etapas:

  • Instale o Apache.
  • Instale o PHP.
  • Existe uma configuração a se fazer no apache para o mesmo enxergar o php edite o arquivo httpd. conf e adicione os módulos do php.
  • Instale o MySQL

Muito trabalho não acha? Se quiser se aprofundar mais no assunto existem muitos artigos na internet que explicam como subir um ambiente de desenvolvimento dessa forma. Agora irei lhes apresentar uma ferramenta que se chama WOS, ela simula todo ambiente de desenvolvimento e o melhor de tudo, não precisamos instalar nada! É totalmente portável e grátis. Você pode, por exemplo, rodar dentro de um Pen Drive, na verdade ele foi desenvolvido com esse propósito, de se rodar aplicações no próprio Pen.

Vamos ao que interessa! Em primeiro lugar você deve baixar o WOS. Feito isso descompacte ele em algum lugar no seu equipamento que fique de fácil acesso, pois iremos utilizá-lo com muita freqüência (para descompactar o arquivo precisará do winzip). Abra a pasta onde você descompactou o arquivo, nela terá um ícone semelhante a esse:

Executável do Wos

De um duplo clique no ícone start.exe para carregar o WOS, se tudo até aqui correu bem o aplicativo iniciará e você verá a tela do aplicativo que é essa:

Tela principal do Wos

O indicador Apache e Mysql is Running indicam que os serviços carregaram sem erros, se assim não fosse estariam escritos em vermelho e não funcionariam adequadamente, se isso acontecer não se desespere! É só fechar e abrir o programa novamente! Tudo carregado a contento o WOS se encarrega de abrir uma instancia do seu navegador padrão (sem fazer apologias mais o Firefox é o melhor em minha opinião, o Pedro já prefere o Opera, agora lhes digo algo NÃO USE O IE, use-o somente para testar suas paginas), abrira automaticamente a pagina http://localhost/start/index.php que é a pagina principal onde temos alguns controles básicos do nosso servidor. A página que ele abre é semelhante a essa:

Página padrão do Wos

Onde PhpMyAdmin é uma ferramenta escrita em php (é claro) para administrar o Banco de dados MySQL, nela você pode criar bancos, tabelas, inserir registros, enfim toda parte de eventos de administração do banco de dados MySQL. O restante das opções é apenas de informações sobre a ferramenta. Já temos nosso Web Server rodando em nossa maquina, agora vamos fazer um teste com o php.

Importante: os arquivos devem ser criados em uma pasta dentro do servidor WOS que se chama WWW como na imagem a baixo:

Pasta www

Para nosso primeiro exemplo vamos entrar na pasta WWW e criar uma pasta com o nome exe_1 como na imagem a baixo:

Pasta exe_1

Quanto ao Editor (iremos precisar de um editor para fazer nossas páginas não é mesmo?), sinta-se a vontade para utilizar o que você achar mais conveniente. Porém para este guia irei utilizar o PsPad (gratuito e não precisa instalar). Vamos apenas fazer um teste para saber se nosso php esta funcionando corretamente, pois só iremos programar no próximo artigo (só para fazer suspense, portanto aguardem).

Abra um novo arquivo e digite como está na imagem abaixo:

Teste com o PHP

E salve como index.php na pasta www\exe_1 que nós havíamos criado anteriormente:

Salvando o arquivo

Vamos testar? Abram o browser e digitem: http://localhost/exe_1/. Aqui é importante salientar que o endereço de nossas páginas não começará com www, e sim http://localhost, pois estamos rodando aplicações localmente, isso é muito importante, é só colocar no seu browser http://localhost mais o local onde está localizado o arquivo, ou seja, localhost é a pasta www do nosso servidor.

Se tudo correu bem, você verá uma tela semelhante a essa:

Informações do PHP

Nosso Primeiro comando de php foi o phpinfo( ), ele é responsável em exibir todas as configurações do php e a sua versão. Se tudo estiver funcionando corretamente, você verá todos os seus parâmetros. Nesse post nós aprendemos como iniciar um ambiente de desenvolvimento, no próximo post iniciaremos a programação em php.

Autor: Eduardo Siqueira

Fonte: http://www.pinceladasdaweb.com.br/

Um comentário sobre “INSTALANDO O APACHE, PHP E O MYSQL no Pen Drive

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s