Dicas para comprar com “segurança” no Mercado Livre

Segue abaixo algumas dicas que o Renato dá sobre sua experiencia com o Mercado livre.

Oi pessoal,
Já faz algum tempo que não nos falamos, não é verdade?
Resolvi fazer um post “preventivo” hoje, para ajudar as pessoas a evitar cair em armadilhas.
Espero que com isso, menos pessoas levem golpes e acabem indo parar na petição para reclamar do Mercado Livre.
Temos que ter bom senso também e entender que em alguns casos, o Mercado Livre REALMENTE não tem culpa DIRETA sobre os ocorridos, afinal, se um médico te diz pra tomar aspirinas e você toma gardenal, a probabilidade de ter sérios problemas é grande não é mesmo?

Assim sendo, vamos às dicas:

Dica 1:
Se conselho fosse bom à gente não dava, vendia, mas é bom lembrar:
O barato sai caro.
Preços muito abaixo do comum?
Desconfie, pode ser golpe (geralmente é) ou algum produto recondicionado – tem gente que conserta um produto e vende depois como se fosse novo. (e nem sempre funciona)
Melhor pagar um pouco mais caro, mas ter a certeza de receber o produto ou ter a certeza que o produto é realmente o anunciado.
Se possível, prefira produtos com nota fiscal. Principalmente os muito baratos

Dica 2:
Atenção
Procure muito bem o vendedor que você vai comprar, olhe a sua quantidade de vendas e principalmente suas qualificações. Se o vendedor tiver qualificações negativas, leia todas.
Para encontrar um ótimo vendedor, procure pelo que tenha maior número de vendas e maior número de qualificações positivas. Para ele chegar a estes números com toda certeza levou muito tempo e trabalho, (e dinheiro gasto) ele não vai querer sair dando golpes com risco de perder sua reputação. (e seu dinheiro investido)

Vendedores com poucas vendas ou nenhuma?

Eu só negocio com este tipo de vendedor sob três condições:
1) Mercado Pago com liberação do dinheiro APÓS receber a mercadoria e verificá-la
2) Transação através do Pagafácil, que é como o MercadoPago, mas na minha opinião é 200% mais seguro
3) Entrega em mãos
Se você quer comprar com mais segurança faça o mesmo. Alguém pode muito bem criar uma conta falsa e começar a vender. E para ajudar, ele pode criar outras contas falsas e comprar o próprio produto apenas para se qualificar positivamente.
Repito novamente o que disse na primeira dica: O barato sai caro. Prefira um vendedor mais experiente.

Dica 3:
Esqueça este negocio de sedex a cobrar, o vendedor pode muito bem lhe enviar uma caixa vazia, e você só pode abrir depois que pagou e ai já é tarde demais. (Isso já QUASE aconteceu comigo).

Dica 4:
Leia muito bem a descrição do produto e faça todas as suas perguntas antes de dar o lance, talvez o que o vendedor está vendendo pode não ser aquilo que você pensa, depois de comprar pode ser tarde de mais para reclamar.

Dica 5:
Preste atenção se o vendedor é educado, rápido e atencioso, antes de pagar entre em contato pelo telefone do vendedor.
Se for uma pessoa mal educada ou lenta para responder seus e-mails pode ter uma certeza, se você tiver problemas com o produto e necessitar trocar vai ter muita dor de cabeça.

Dica 6:
Se você for pagar via depósito bancário verifique se o titular da conta que você vai depositar é a mesma pessoa do Mercado Livre.
Nunca, EM NENHUMA HIPÓTESE, faça depósito na conta de terceiros.
Hoje em dia é muito fácil abrir uma conta na Caixa Econômica, por exemplo, então este papo de que não tem conta própria é DESCULPA ESFARRAPADA. E o pior: Depositando o dinheiro na conta de terceiros, dá muito mais trabalho caso algo dê errado, pois você terá que pedir quebra de sigilo bancário e isso é muito complicado de se conseguir.
Muita gente pode criar um cadastro falso para não expor seus dados e pedir para que você deposite em uma conta.

Dica 7:
Se você quer chegar ao máximo de segurança na sua compra, utilize uma ferramenta de intermediação financeira, como o Pagafácil ou o Mercado Pago. Estes serviços intermediam a negociação. Acontece de forma semelhante para ambos os casos (se bem que eu prefiro o Pagafacil):
1) Você compra o produto
2) Você e o vendedor cadastram a transação
3) Você deposita o dinheiro na conta do Intermediador
4) O vendedor recebe um email informando que o dinheiro já se encontra nas mãos do Intermediador e que o produto pode ser liberado.
5) O vendedor te envia o produto
6) Depois de verificar o estado do mesmo, você entra no site e libera o pagamento para o vendedor.
Ambos os serviços são muito funcionais, mas eu prefiro o Pagafacil porque estão havendo muitas fraudes no MercadoPago, onde estão sendo enviados emails falsos para o vendedor dizendo que o dinheiro foi depositado, e os vendedores, numa atitude que vai de INOCENTE à ESTÚPIDA, liberam a mercadoria sem ao menos FAZER UM LOGIN E VERIFICAR se o pagamento REALMENTE foi efetuado. E aí já era: Perdem o dinheiro e a mercadoria!!!

Dica 8:
Não confie em e-mails, como você pode ver no post do Meiobit a irmã da vitima foi enganada com um e-mail falso, no e-mail dizia que o comprador havia pagado, contudo ao acessar o Mercado Livre ela viu que não havia pagamento algum lá.
Portanto desconfie sempre de e-mails, sempre confirme pelo próprio mercado livre.

Dica 9:
Nunca, em nenhuma hipótese, libere o dinheiro do MercadoPago antes de receber a mercadoria.
O MercadoPago foi criado justamente pra impedir que o vendedor ponha as mãos no seu dinheiro antes de lhe enviar o produto. Então porque raios você vai liberar o dinheiro com antecedência??? Se é pra liberar antes, faz logo um dopósito antecipado na conta do vendedor e pronto. Se o cara for picareta, você vai perder o dinheiro de qualquer jeito!!!

Dica 10:
Se possível, faça uma consulta ao CPF ou CNPJ do vendedor antes de efetuar a compra.
Existem empresas especializadas em fornecer este tipo de informação. Geralmente o custo de uma consulta desta varia entre R$5,00 e R$10,00 mas os benefícios que este pequeno investimento podem lhe trazer não tem preço!!!
Através deste serviço, vocês podem saber várias informações valiosas que o ajudarão no processo de decisão e também no caso de vocês terem que “correr atrás do prejuízo” no polícia, uma vez que a consulta dá um perfil completo da pessoa.
Se o vendedor diz que se chama “João da Silva” e te dá um CPF que pertence à “José da Silva” já esta configurado o crime de falsidade ideológica, logo a probabilidade de haver golpe é de quase 100% (a não ser nos casos de pessoas que foram injustamente expulsas do ML e que fizeram cadastros com outros CPF´s).
Estamos estudando a possibilidade de disponibilizar este serviço para que vocês possam negociar com mais tranquilidade.

Conclusão:
Com estas dicas sempre me dei bem comprando no Mercado Livre e acredito que agora vocês também serão mais felizes!!!
Lá existem bastantes produtos de qualidade e muita gente honesta, contudo também há muitos espertinhos e lembre-se:

“Caldo de galinha e bom senso não fazem mal a ninguém”

Coloquem estas dicas em prática e se por acaso se vocês levarem um calote de alguém no Mercado Livre, já sabem, eles não estão nem um pouco preocupados com vocês.

Agora é a vez de vocês, qual foi a experiência de vocês em relação ao Mercado Livre, bem sucedida, enganado, dicas?
Espero poder ajudar vocês e muitos outros que AINDA não foram vítimas do MercadoLivre.

Fonte: http://www.nerdgames.net/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s