COR: um elemento fundamental

Este artigo é de otima qualidade, sugiro a leitura do mesmo que se segue abaixo:

Olá comunidade! Nos últimos dias venho recebendo um número grande e-mails onde o principal assunto é COR, e por esse motivo vou repassar algumas dicas para a sua melhor utilização.

Antes de começar, pare e pense! Qual é a cor de qualquer fast food que você freqüenta? Seria vermelho e amarelo?

O fato de todos os fast foods serem da mesma cor não é uma coincidência. Existe todo um estudo sobre qual cor deve ser adotada para atingir o objetivo. Hoje, a criação de site conta com recursos novos a cada dia, mas o sucesso de um site não consiste apenas de tecnologia adotada, mas sim da interação do design e da tecnologia adotada.

A cor é um dos elementos que fazem com que o leitor seja instigado a permanecer em um site e ela deve estar em harmonia com o conteúdo apresentado. Então empregamos estrategicamente a cor, para que ela possa direcionar o olhar do internauta a regiões específicas do site.

Ao desenhar um site, devemos ter em mente que fatores como a idade, cultura, posição geográfica entre outros devem ser levados em conta para a escolha das cores a serem empregadas no site. Assim como muita gente compra um determinado produto só por que gostou da embalagem, devemos, como designers, fazer uma ótima embalagem dos nossos projetos.

Um amarelo brilhante e ensolarado é adequado para um site de resort, mas, para um escritório de advocacia, pode sugerir covardia. “Usamos a cor conjugando-as com o que o site aborda e ao conteúdo. Se é um site de texto, podemos colocar cores que contribuam para a dinâmica da leitura. Já num site onde a rotatividade de imagens é alta, usa-se harmonias sutis que não entrem em conflito com o produto, o que é comum em um site de vendas, por exemplo.”

Harmonias de cores

untitled-1-copy.jpg

Harmonia triádica

Na harmonia triádica, são usadas três cores eqüidistantes no círculo das cores. Um triângulo eqüilátero dentro do círculo das cores indica quais são elas. Exemplo: amarelo, azul e vermelho, usando apenas cores primárias.

Harmonia análoga

Usando o mesmo círculo cromático (dessa vez sem a ajuda do triângulo), tem-se a harmonia analógica: três cores bem próximas são selecionadas, em que uma delas é tida como predominante. É uma seqüência de cores.

Harmonia complementar

Utiliza cores complementares, como amarelo e violeta, azul e laranja, verde e vermelho.

Harmonia de qualidade

Contraste de claro e escuro, usando as variações de uma mesma cor. Exemplo: uma página inteira em tons de azul, cortada por uma cor forte, que se destaca nessa variação.

Cores quentes X cores frias

Outras combinações envolvem o uso de cores quentes com cores frias. O contraste de uma cor com a outra marca a composição do site

Dicas para a criação de um site harmonioso

. Utilize destaques de cor para capturar o olhar do usuário. São tons semelhantes, entrecortados por uma cor mais forte, atraindo atenção para informações específicas da página.
. Use poucas cores.
. Harmonias dinâmicas (contrastes fortes) funcionam muito bem com páginas de texto.
. Harmonias sutis (contrastes baixos) funcionam melhor com imagens.

E ainda há mais, mas por enquanto é só. Em breve volto com este assunto e algumas dias práticas. Espero que tenham gostado. Um abraço!

Autor: Franco Júnior
Fonte: http://www.imasters.com.br
Artigo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s